Nós Somos
A Cia. de Teatro Tumulto, formada por atores da Cidade de Deus e de outras comunidades do Rio de Janeiro está ligada diretamente à CUFA , sob direção geral de Anderson Quak e Liz Oliveira.
Tem como objetivo primordial ofertar novas telas e óticas para o teatro brasileiro. Reforçar os laços de cultura com a população de acesso restrito. Como lema, os atores adotaram a máxima:
“Tumultuar. Contrariar o óbvio. Impressionar. Desconcertar. Mexer com quem está quieto.”
São produções de qualidade, propostas inovadoras, num teatro comunitário ousado e uma arte comprometida com as questões do homem contemporâneo.
O núcleo de dramaturgia se prolifera a cada movimento distinto em classes especializadas para jovens e crianças.
Promove o intercâmbio cultural, por meio de mesas de relacionamentos, debates, encontros artísticos e governamentais, e marca sua presença na inserção sócio-cultural.
Conquistou o apoio cultural de representantes do teatro brasileiro, como Lázaro Ramos, Maria Padilha, Babu Santana, Mariana Ximenes, Guida Viana, Thais Araújo, Tereza Gonzalez e muitos outros tumultuadores.
A inserção de parcerias, apoios e patrocínios, por partes privadas ou governamentais, contribuirão para a expansão e profissionalização teatral, com efeito multiplicador comunitário.
Mundo afora, a Cia de Teatro Tumulto recebe o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.
Capítulos Artísticos
· Prazer em Família
· Paranóia Carioca
· Carroça da História
· Paparutas
. Navio Negreiro
· A Nóia da Paranóia
· Papo Calcinha
. Burgues da Lata
TUMULTO ANÔNIMO
No segundo dia de aula com professores convidados no curso de Sábado da Cia. de Teatro Tumulto realizado no último dia 09 de Agosto, já houve uma quebra do convencional: ao invés do professor ir até a base da CUFA , os alunos é que foram até o professor, mais precisamente até a Fundição Progresso no tradicional bairro da Lapa, onde funciona a sede do Teatro de Anônimo. A " anônima" Regina Oliveira, integrante do grupo desde a primeira formação, ministrou um aula onde os alunos puderam exercitar a concentração e a cumplicidade, que são essenciais para qualquer montagem teatral. Através de jogos importantes para o desenvolvimento da percepção e da generosidade, Regina incentivou os integrantes da Cia. de Teatro tumulto a aperfeiçoarem seus talentos com ritmo, agilidade e improvisação. A professora orientou ainda, que até mesmo através de " brincadeiras infantis", tais como " escravos de Jó" e " dança das cadeiras", podemos realizar exercícios que auxiliam no estudo do Teatro.
Thiago Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário